SlideShow

2

A propaganda como arma da guerra fria.


A propaganda foi um instrumento muito usado durante a guerra fria. A partir dela o EUA tentava implantar o estilo de vida americano, como o perfeito, o ideal; família de classe media altamente consumidoras e totalmente alienadas.
 Desenhos animados eram carregados de mensagens capitalistas/comunistas como: pica pau, bob esponja, Zé carioca, tio patinhas, entre outros.


                                                            Pica pau
   
Carregado de mensagens capitalistas, esse clássico foi referencia da guerra fria. Passando a mensagem de que o pica pau (EUA) tinha muito mais poder e liberdade comparada ao Leôncio (URSS).
Sua cor estadunidense (vermelho azul e branco), o personagem transmite uma imagem de superioridade, sempre levando vantagens, mostrando o imperialismo americano. Podemos notar as seguintes ideologias americanas no desenho:
Xenofobia – antipatia pelas pessoas ou coisas estrangeiras.
Estereótipo- imagem preconcebida de determinada pessoa, lugar ou situação. São usados para limitar pessoas na sociedade.
Anarquismo- o pica pau sempre quebre regras, quando rouba a gasolina do Leôncio que no episodio é um policial.
Capitalismo-  temos como exemplo o episódio formigas de marte, quando as formigas invadem a terra, o pica pau as captura e passa a explorar- las comercialmente, se tornando um presidente de uma grande empresa que presta serviços utilizando o trabalho das formigas.
    

                               Personagens
Zeca urubu- vive de pequenos golpes, representa os países subdesenvolvidos que dependem dos ricos para sobreviverem.

Leôncio representa toda a Europa – Ocidental, seu bigode lembra o de Josef Stalin (líder da Rússia na época da guerra fria).

Meany ranheta representa os alemães. Sua primeira aparição no desenho foi no episodio "chamando doutor hans chucrute", Chucrute era como os soldados alemães na Segunda Guerra Mundial eram chamados.

                                          Bob esponja
   
O bob esponja e sua turma são resultados de testes com bombas radioativas realizadas durante as décadas de 40 e 50, no atol de biquíni, isso explica por que o personagem vive na fenda do biquíni.









                                            Zé carioca
   
E 1945 o americano Walt Disney criou o personagem Zé Carioca, o brasileiro que vive de malandragem. Muitos ainda acreditam nesse estereótipo. E foi nessa época que o governo pensou em colocar Zé carioca como símbolo nacional assim como Tio Sam representava o EUA.




                     




 E as clássicas explosões no desenho Bob esponja
lembram alguma coisa ?
                                                                              
                                                                                                                                                                                
                                                                                                 o episodio acima (pica pau ataca novamente) é a primeira aparição do pica pau na TV,  naquela época estava havendo uma guerra na china (representado pelo personagem Andy o panda) o pica pau (representando os EUA) fazendo buracos no telhado dos pandas significava que a casa estava caindo para a china. 


                                                                                                              aqui o pica pau mostra a supremacia  dos EUA... o pica pau retrata o cidadão americano que nunca mexe com ninguém, mas quando alguem mexe com ele, trata logo de dar o troco... e quando ele não da conta do recado chama reforços para ajudá-lo... que nesse caso seria o exercito americano.                                                   
                                                                                                 
                          



a guerra fria também foi uma corrida espacial... neste episódio o pica pau (EUA) zomba do satélite russo SPUTNIK











2 comentários:

Unknown

pode disponibilizar a url desses videos?

Unknown

url do slide :
http://www.slideshare.net/garota406/uma-guerra-de-propagandas?ref=http://blogjovemnerd.blogspot.com.br/2012/10/a-propaganda-como-arma-da-guerra-fria.html?showComment=1381175773360